História

Foto de Jean Oecksler. A história da Biblioteca Pública de Blumenau teve início em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, montou-se uma pequena biblioteca com um acervo de 2 mil exemplares. Mas foi através da Lei número 354, de 30 de julho de 1952, que nascia a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, que homenageava, com seu nome, o trabalho do naturalista alemão.

Com a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à 'Casa Dr. Blumenau' (atual Fundação Cultural de Blumenau) , em 1963, a Biblioteca ganhava novas instalações. Nos anos 80, após grandes esforços e anos de trabalho, o acervo da entidade chegava a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (de 1983 e 1984), a Biblioteca perdia quase 75% de seu acervo.

Mas, tão rápido quanto o nível da água baixava, a comunidade e os órgãos públicos se mobilizavam para a superação daquele momento difícil. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a Biblioteca Pública e o Arquivo Histórico. Além disso, o importante apoio de José Ferreira da Silva deu novo impulso à Biblioteca, promovendo o rápido incremento de seu acervo.

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller conta atualmente com 65 mil volumes e é a Biblioteca Pública do cidadão blumenauense. Nela encontram-se os mais diversos títulos, para os mais variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas).

Além do empréstimo domiciliar, a Biblioteca desenvolve atividades de incentivo à leitura e promoção da literatura, como: Hora da Leitura, Biblioteca Ambulante, Palestras, Exposições Temáticas, Visitas Orientadas, Auxílio em pesquisas, Semanas e Saraus Literários. À ela está vinculado o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) que, através de seu comitê regional, desenvolve diversas ações como: Ciclos de Palestras, Oficinas Literárias, Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato.